Jul 15, 2019

Alunas do ISEP no Ciência 2019


Maria Sousa, Ana Almeida & Ana Barros


Ana Barros, Maria Sousa e Ana Almeida são do primeiro ano das Licenciaturas em Engenharia Química e de Biorrecursos do ISEP e foram convidadas pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica a apresentar o seu projeto “Algé” no Ciência 2019, que decorreu do dia 8 ao dia 10 de julho. O convite surgiu na sequência da participação das alunas na 27ª edição do Concurso de Jovens Investigadores, organizada pela Fundação da Juventude com a colaboração da Ciência Viva.

O trabalho em questão foi desenvolvido no âmbito do Curso de Iniciação à Investigação, uma iniciativa do Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ), e consistiu no desenvolvimento de uma bebida que tem como propósito substituir o café, tendo em vista as pessoas que não podem consumir cafeína. Alfarroba, aveia e alga Fucus vesiculosus, rica em antioxidantes e com capacidade neuroprotetora, são a base desta bebida, sendo que a preparação da mistura e do extrato, a caracterização da composição nutricional, o controlo de contaminantes e a análise sensorial foram algumas das principais etapas deste projeto.

Cristina Soares foi a investigadora que acompanhou o trabalho das estudantes, que está inserido no projeto Silver Brain - Do mar para o cérebro: extratos verdes neuroprotetores para nanoencapsulamento e produção de alimentos funcionais (PTDC/OCE-ETA/30240/2017), recentemente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Clara Grosso é a Investigadora Principal.

O substituto de café “Algé” tem tido um retorno bastante positivo durante as suas apresentações e divulgações, sendo que as alunas pretendem continuar a investir neste projeto e possivelmente, vir a comercializar esta nova bebida no futuro.